AVISO AOS NAVEGANTES

Este blog mudou de endereço!
Agora ele está maior, com todos os conteúdos atualizadíssimos!

Para acessar o novo blog entre em contato por email...
carlos.xavier@ibest.com.br, cadu_gen@hotmail.com (MSN)

Obrigado pela atenção e compreensão!

Carlos Eduardo Xavier

terça-feira, 3 de março de 2009

Tipos de texto

SOUSA, Jorge Pedro. http://www.bocc.ubi.pt/. Acesso em: 03/03/2009.

Tipo de texto
Os jornalistas podem recorrer a vários tipos de texto, por vezes na mesma matéria. Há ainda que realçar que os textos dependem do léxico conhecido e dominado pelo jornalista, das impressões que ele extrai perceptiva e cognitivamente da realidade, etc. O analista do discurso pode encontrar na detecção dos tipos de texto presentes numa ou em várias matérias um bom filão de análise, por exemplo para verificar se os textos sugerem mais ou menos acção, se englobam ou não passagens persuasivas e argumentativas, se revelam ambição de objectividade, etc. Há várias maneiras de classificar os tipos de texto. Uma delas (que não é intrinsecamente gramatical, mas sim adaptada à análise do discurso jornalístico) pode ser a seguinte:

a) Texto narrativo - Texto que narra o desenvolvimento de uma acção e dá conta das movimentações e actos das personagens. É através da narração que o jornalista pode contar uma história, mas, inevitavelmente, deixa no relato a sua interpretação do acontecimento, de forma implícita ou explícita. Na análise global do discurso, pode considerar-se a narração dos acontecimentos como uma "descrição" do que aconteceu, embora, gramaticalmente, se deva distinguir o texto narrativo do descritivo (tal
como se distinguem as frases narrativas, declarativas, interrogativas, exclamativas, etc.).

b) Texto descritivo - Texto que possibilita ao leitor inteirar-se das características físicas de algo (um objecto, uma pessoa, uma paisagem, um animal, etc.) ou das características psicológicas de alguém.

c) Texto expositivo - Texto em que se expõem dados factuais, como acontece em "56% dos entrevistados respondem sim". Muitos títulos são de natureza expositiva e factual.

d) Diálogos e texto citado - As citações são uma das marcas mais comuns do texto jornalístico, podendo ser apresentadas sob a forma de discurso directo, discurso indirecto (paráfrase) ou discurso indirecto livre. A selecção e hierarquização de citações, a recorrência ao discurso directo ou à paráfrase, etc. são aspectos que merecem análise, pois indiciam uma determinada visão da realidade e ajudam a construir enquadramentos para os assuntos referenciados no discurso.

e) Texto argumentativo - Texto que visa a persuasão, a adesão do receptor a uma tese, o convencimento do leitor acerca de determinada interpretação e explicação para acontecimentos e problemáticas.

----

A) Jornalismo Literário
B) Jornalismo Factual
C) Entrevista (exposição dos dados)
D) Entrevista (texto na íntegra)
E) Editorial, Artigo...

Nenhum comentário: