AVISO AOS NAVEGANTES

Este blog mudou de endereço!
Agora ele está maior, com todos os conteúdos atualizadíssimos!

Para acessar o novo blog entre em contato por email...
carlos.xavier@ibest.com.br, cadu_gen@hotmail.com (MSN)

Obrigado pela atenção e compreensão!

Carlos Eduardo Xavier

quinta-feira, 19 de março de 2009

Mídia secundária

Os objetos criados vão pedindo uma “conformação” com o corpo. Formam um texto cultural que vira uma “fuga”: as pessoas não têm como se expressarem em casa, então escrevem, criam objetos.

As características principais da mídia secundária:
- Expandir os sentidos humanos;
- Gerar uma memória social;
- Compartilhar valores entre grupos de interesse;
- Nasce a escrita (a mística perde seu valor, pois agora tudo é codificado e precisa de uma lógica de raciocínio).

Exemplos de mídia secundária: tatuagens, desenhos, grafite, artefato, arquitetura, moda, escrita; manifestam-se em corpos, vestuários, paredes, placas, jornais...

A escrita então entra em crise com o surgimento das imagens. Mas com a crise dessas a escrita volta a aparecer como narração da imagem, que era a “realidade”. Uma imagem vale mais que mil palavras. O texto vive a Teoria do espelho: texto como idéia de foto (extremamente objetivo e com exatidão).

“Notícia é a informação transformada em mercadoria” (Marcondes Filho)

Nenhum comentário: