Os objetos criados vão pedindo uma “conformação” com o corpo. Formam um texto cultural que vira uma “fuga”: as pessoas não têm como se expressarem em casa, então escrevem, criam objetos.
As características principais da mídia secundária:
- Expandir os sentidos humanos;
- Gerar uma memória social;
- Compartilhar valores entre grupos de interesse;
- Nasce a escrita (a mística perde seu valor, pois agora tudo é codificado e precisa de uma lógica de raciocínio).
Exemplos de mídia secundária: tatuagens, desenhos, grafite, artefato, arquitetura, moda, escrita; manifestam-se em corpos, vestuários, paredes, placas, jornais...
A escrita então entra em crise com o surgimento das imagens. Mas com a crise dessas a escrita volta a aparecer como narração da imagem, que era a “realidade”. Uma imagem vale mais que mil palavras. O texto vive a Teoria do espelho: texto como idéia de foto (extremamente objetivo e com exatidão).
“Notícia é a informação transformada em mercadoria” (Marcondes Filho)
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quinta-feira, 19 de março de 2009
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