AVISO AOS NAVEGANTES

Este blog mudou de endereço!
Agora ele está maior, com todos os conteúdos atualizadíssimos!

Para acessar o novo blog entre em contato por email...
carlos.xavier@ibest.com.br, cadu_gen@hotmail.com (MSN)

Obrigado pela atenção e compreensão!

Carlos Eduardo Xavier

quarta-feira, 4 de março de 2009

3º Pecado: CORRER CONTRA SI MESMO

Pela nossa história temos uma tendência em competir (JOGO - como raiz da cultura). Hoje, vivemos num mundo competitivo e é no trabalho que temos essa competição mais forte. As pessoas começam a valer aquilo que fazem; aquilo que produzem (quantitativamente e qualitativamente). Nos jornais, nas apresentações de entrevistados, temos o nome, seguido de idade e profissão.

O tempo biológico foi modificado, agora o que vale é o tempo social, o tempo de produção. E cada vez mais cedo somos treinados nesse tempo que vale dinheiro. Para podermos viver no “nosso” tempo, exigimos muito de nós e das pessoas ao nosso redor. Isso causa uma ansiedade: estamos sempre atrás de algo que não sabemos o que é! Essa ansiedade gera a incapacidade de reflexão.

As tecnologias e a comunicação ajudam a ganharmos tempo. Viagens são vendidas com uma apresentação de total aproveitamento do tempo (como se esse fosse dinheiro propriamente dito). Rituais são acelerados: alimentação (fast food), casamentos (não tem mais o atraso)... Motoboys são apressados por nós para entregarem no prazo, mas nós os odiamos por dirigirem rápido.

Ninguém consegue dominar o próprio tempo! Essa competitividade excessiva gera a autodestruição física e psíquica do próprio homem que troca o fim pelo meio: o dinheiro que era para organizar a sociedade agora é a finalidade dela.

Nenhum comentário: