AVISO AOS NAVEGANTES

Este blog mudou de endereço!
Agora ele está maior, com todos os conteúdos atualizadíssimos!

Para acessar o novo blog entre em contato por email...
carlos.xavier@ibest.com.br, cadu_gen@hotmail.com (MSN)

Obrigado pela atenção e compreensão!

Carlos Eduardo Xavier

segunda-feira, 9 de março de 2009

Modelos de Psiquismo

1 – Modelo Topográfico:
Consciente, Pré-consciente e Inconsciente.

Possui uma psicodinâmica: as informações passam de uma “camada” para outra e da outra para a uma. O consciente é o conteúdo manifesto, seguido do conteúdo que memorizamos (como nomes, telefones) e daquele que não temos acesso direto.

2 – Modelo Estrutural:
ID, Ego e Superego.

O ID é regido pelo princípio do prazer. É formado pelos instintos e pulsões que podem ser bons ou maus. Já o Superego é moldado pelo ambiente externo (previsões, regras, limites, culpa, complexo de Édipo). Seu princípio é o que achamos ideal. Por sua vez, o Ego, é regido pelos princípios de realidade (percepções, pensamentos, sentimentos).

O Ego seria como diz Freud, um escravo do ID e do Superego. A busca do prazer e a proibição do mesmo lutam e é o Ego que vai demonstrar o resultado. Por isso o Ego é o único dos três que possui “corpo”. As origens dos conflitos são sempre um desejo e uma defesa, ou contra-desejo.

* Diferentemente da psicologia behaviorista que é só observacional, a experiência subjetiva é fundamental aqui (são exemplos: Inconsciente, determinismo psíquico, experiências infantis, transferência – repetição do passado no futuro –, resistência).

“Não importa o que fizeram de nós, mas o que nós fazemos com o que fizeram de nós”

Nenhum comentário: