“É um processo social por meio do qual pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam através da criação, da oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”
“O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, basta deixar o produto disponível”
É um processo social, pois está sempre em movimento e envolve necessariamente duas ou mais pessoas. Valor aqui pode ser dado pela qualidade, preço, diferencial do serviço. Marketing é, então, um conjunto de atividade para obter clientes e assim atendê-los, entendê-los, surpreendê-los. O marketing identifica os desejos e gerencia a demanda (para seus clientes não irem comprar na concorrência).
Existem “marketeiros” em:
- Serviços; (Faculdades...)
- Bens; (Carros...)
- Eventos; (Congressos variados...)
- Experiências; (Quatro Rodas Experience...)
- Pessoas; (Endomarketing, famosos, políticos...)
- Lugares; (Dubai, Santos...)
- Propriedades; (Imobiliárias...)
- Organizações; (Ongs...)
- Informações; (Meios de comunicação...)
- Idéias. (Igreja...)
Os conceitos centrais são:
- Mercado alvo (target);
- Necessidade;
- Fidelidade;
- Troca (entre empresa e consumidor);
- Canais de Marketing (pontos de venda);
- Cadeias de suprimento (caminho do produto, ou serviço);
AVISO AOS NAVEGANTES
Este blog mudou de endereço!
Agora ele está maior, com todos os conteúdos atualizadíssimos!
Para acessar o novo blog entre em contato por email...
carlos.xavier@ibest.com.br, cadu_gen@hotmail.com (MSN)
Obrigado pela atenção e compreensão!
Carlos Eduardo Xavier
Agora ele está maior, com todos os conteúdos atualizadíssimos!
Para acessar o novo blog entre em contato por email...
carlos.xavier@ibest.com.br, cadu_gen@hotmail.com (MSN)
Obrigado pela atenção e compreensão!
Carlos Eduardo Xavier
quinta-feira, 5 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário