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Carlos Eduardo Xavier

quinta-feira, 19 de março de 2009

Eras do Marketing

Era da produção: Como Henry Ford disse nesse período: “ Você pode comprar o carro que quiser, desde que ele seja um Ford T preto”. Era a produção em massa.

Era das vendas: após uma produção maior que a demanda, o foco das empresas foi para as vendas.

Era do Marketing: como todos estavam vendendo era importante o marketing (conhecer o cliente e fomentar desejos neles).

Era do valor: a disputa pelos clientes agora é mais acirrada: cada empresa cria valores para ganhar seus clientes por mais tempo, para dar satisfação aos seus clientes.

SATISFAÇÃO: satisfação mais o valor do produto formam o CUSTO BENEFÍCIO, ou seja: valor ofertado e valor percebido;

- Cliente leal por mais tempo;
- Cliente compra novos produtos da empresa;
- Faz a propaganda Boca a boca (que no Brasil é a mais funcional);
- A empresa tem um feedback.

Tipos de Benefícios:
- Funcionais (o serviço ou bem oferecido);
- Social (ajudam ONGs);
- Pessoal (sentimento da pessoa ao ter o produto ou serviço);
- Experimental (prazer físico que o bem ou serviço dá ao cliente).

Tipos de Custos:
- Monetário (a grana propriamente dita);
- Temporais (tempo gasto na compra ou para executar o serviço);
- Psicológico (para aceitar processos de risco que o produto oferece);
- Comportamento (energia física necessária para a compra).

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