AVISO AOS NAVEGANTES

Este blog mudou de endereço!
Agora ele está maior, com todos os conteúdos atualizadíssimos!

Para acessar o novo blog entre em contato por email...
carlos.xavier@ibest.com.br, cadu_gen@hotmail.com (MSN)

Obrigado pela atenção e compreensão!

Carlos Eduardo Xavier

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Tipos e estratégia de argumentação

Tipos de Argumento

- Autoridade (quando o autor convoca alguém qualificado no assunto para falar em seu texto);
- Baseado no consenso (quando o autor usa algo sabido por todos);
- Baseado em provas concretas (quando apresenta números, dados, depoimentos, documentos para provar o exposto);
- Baseado em raciocínio lógico (o autor coloca, de forma intrincada, causa e conseqüência no seu texto. Usa de dialética)
- Baseado na competência linguística (usa da etimologia para conceituar as palavras. Isso dá autoridade para o autor e acaba com possíveis ambiguidades).

Estratégia Argumentativa

- Baseada no EMISSOR (uso comum em discursos eleitorais, suplicatórios e didáticos. No geral usa-se o argumento de autoridade);
- Baseado no RECEPTOR (em discursos publicitárias e de auto-ajuda. No geral usa-se o argumento baseado em raciocínio lógico);
- Baseado no REFERENTE (exige um conhecimento de mundo prévio. No geral vem com argumento baseado em consenso);
- Baseado na MENSAGEM (Convence pelo texto em si. Ex.: É proibido fumar);
- Baseado no CÓDIGO (Explora o jogo linguístico. Argumento baseado na competência linguística);
- Baseado no CANAL (Usa o veículo de circulação da mensagem para convencer. Ex.: Falou na TV. Argumento de autoridade).

Nenhum comentário: