Tipos de Argumento
- Autoridade (quando o autor convoca alguém qualificado no assunto para falar em seu texto);
- Baseado no consenso (quando o autor usa algo sabido por todos);
- Baseado em provas concretas (quando apresenta números, dados, depoimentos, documentos para provar o exposto);
- Baseado em raciocínio lógico (o autor coloca, de forma intrincada, causa e conseqüência no seu texto. Usa de dialética)
- Baseado na competência linguística (usa da etimologia para conceituar as palavras. Isso dá autoridade para o autor e acaba com possíveis ambiguidades).
Estratégia Argumentativa
- Baseada no EMISSOR (uso comum em discursos eleitorais, suplicatórios e didáticos. No geral usa-se o argumento de autoridade);
- Baseado no RECEPTOR (em discursos publicitárias e de auto-ajuda. No geral usa-se o argumento baseado em raciocínio lógico);
- Baseado no REFERENTE (exige um conhecimento de mundo prévio. No geral vem com argumento baseado em consenso);
- Baseado na MENSAGEM (Convence pelo texto em si. Ex.: É proibido fumar);
- Baseado no CÓDIGO (Explora o jogo linguístico. Argumento baseado na competência linguística);
- Baseado no CANAL (Usa o veículo de circulação da mensagem para convencer. Ex.: Falou na TV. Argumento de autoridade).
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Carlos Eduardo Xavier
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