AVISO AOS NAVEGANTES

Este blog mudou de endereço!
Agora ele está maior, com todos os conteúdos atualizadíssimos!

Para acessar o novo blog entre em contato por email...
carlos.xavier@ibest.com.br, cadu_gen@hotmail.com (MSN)

Obrigado pela atenção e compreensão!

Carlos Eduardo Xavier

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Behaviorismo

Teoria comportamental (baseada no E>R – Estímulo Resposta). Está ligado com o aprendizado de hábitos, da vivência.

POVLOV (Ivan Petrovitch Pavlov)
Condicionamento Clássico

Realizou uma experiência com cachorros: 1º Ofereceu comida e o animal salivou. 2º Bateu um sino e o animal não salivou. 3º Deu comida e bateu o sino ao mesmo tempo e obteve a salivação do animal. 4º Bastava bater o sino que o animal salivava.



Com essa experiência, ele condicionou o animal a ter certa resposta num determinado momento (ao ouvir o sino). Isso para a psicologia em humanos é importante para detectar traumas e medos. Os humanos vivem fazendo esses tipos de associações: lembramos de algo ou alguém ao ouvirmos determinada música, ao vermos determinado local, ao sentirmos determinados cheiros etc.

SKINNER (Burrhus Frederic Skinner)
Condicionamento Operante

Realizou uma experiência com ratos: 1º Deixa o animal 24h sem alimento (água). 2º Coloca numa caixa especial (Caixa de Skinner), onde tem uma alavanca e ensina o animal a apertar a alavanca, pois só assim ele pode obter a refeição. 3º Após observar que ele já sabe perfeitamente como obter alimento, deve ensinar ele que ele só recebe alimento se não apertar a alavanca.



Com essa experiência, ele condicionou o animal para ele obter algo desejado. Depois ele “descondicionou” o animal. Nos humanos vemos essa experiência, por exemplo, nas viagens: ao chegar numa cidade você procura um local para comer. Se der tudo certo, você sempre, ao voltar na cidade, irá comer naquele mesmo local. Nas publicidades nós vemos muito isso: ao vender o produto te dão algo que traga felicidade (Como viagens, festas, prêmios etc), assim o consumidor ficará condicionado a comprar sempre daquela marca para poder reviver aquela felicidade, aquela satisfação.

BANDURA (Albert Bandura)
Aprendizagem por observação

Nenhum comentário: