AVISO AOS NAVEGANTES

Este blog mudou de endereço!
Agora ele está maior, com todos os conteúdos atualizadíssimos!

Para acessar o novo blog entre em contato por email...
carlos.xavier@ibest.com.br, cadu_gen@hotmail.com (MSN)

Obrigado pela atenção e compreensão!

Carlos Eduardo Xavier

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

“Culturas”

- Cultura: a produção, vivência de um grupo. Tudo aquilo que é produzido pelo homem. Inicialmente era oral e se desmanchava (morria) com o tempo, não tinha uma memória. A cultura passou a ser visual/escrita. A memorização existia, mas a transportabilidade não. Com o texto, o homem precisou ter uma capacidade cognitiva e também ser alfabetizado. Segundo Flusser, o texto explica as imagens significadas em conceitos.

- Cultura Erudita e Popular: como eram poucos os que tinham acesso a essa “cultura”, chamavam de cultura Erudita aquela com maior grau de cognição e Popular aquela que qualquer um pudesse ter contato.

- Cultura de Massa: Com a prensa de Gutenberg, texto pode ser transportável e a “cultura” pode chegar a todos. Era a Cultura de Massa que “democratizava”. Acreditavam que o leitor era um saco vazio que seria facilmente convencido por tudo (Teoria Hipodérmica). Cria-se uma cultura de consumo.

- Cultura das Mídias: Com as mídias, a massa consumidora deixa de ser homogenia. Agora, se você não quer ler o livro, tem o DVD, o vídeo, a internet, o TV, o rádio...

Nenhum comentário: